Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Escola e Democracia.

Dermival Saviani.

Coerente com o período da democratização do país e da luta pela educação pública  de qualidade e gratuita para todos na década de 8o ele escreveu uma obra que que nos dias de hoje é considerado um clássico; o livro a Escola e Democracia (1989)

Abaixo segue um pouco sobre esta obra fascinante para educação  e para nós educadores.


O livro "Escola e Democracia" é uma tentativa de esclarecimento da situação da Educação, senão ao menos uma melhor compreensão de sua relação com os diferentes aspectos da sociedade, da história e dos momentos políticos.

Destaca também as diferenças entre a pedagogia tradicional, a nova e a tecnicista e sua relação com o problema da marginalidade:
  • Na pedagogia tradicional, a educação é vista como direito de todos e dever do Estado, sendo a marginalidade associada à ignorância. A escola surge como um "antídoto", difundindo a instrução.
  • Na Escola Nova, passa a ocorrer um movimento de reforma na pedagogia tradicional, na qual a marginalidade não é mais do ignorante e sim do rejeitado, do anormal e inapto, desajustado biológica e psiquicamente. A escola passa a ser então a forma de adaptação e ajuste dos indivíduos à sociedade.
  • Por fim, o Tecnicismo define a marginalidade como ineficiência, improdutividade. A função da escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas.
    O autor depois discorre sobre as "teorias crítico-reprodutivistas", nas quais não pode ser possível "compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais"2.
    Estas teorias consideram a Educação como um instrumento da classe dominante capaz de reproduzir o sistema "dominante-dominado", sendo responsável pela marginalização, uma vez que percebe a dependência da educação em relação à sociedade, tendo em sua estruturação a reprodução da sociedade na qual ela se insere.

Pesquise a obra completa.

www.efdeportes.com/efd79/saviani.htm


INGE,Renat Frose Suhr. Teorias do conhecimento pedagógico.Editora IBPEX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário