Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Educação física na Educação Infantil


De acordo com a autora Harrow (1988,p.18) o movimento está sempre ocorrendo este é internamente.
O movimento é a chave da vida e ele se encontra em movimentos intencionais,ou seja, ele coordena os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo.
Este externamente, sofre constante modificações sendo elas provocadas pela aprendizagem anterior que é pelo meio ambiente e pela situação ao qual ele se encontra.
Harrow analisa as atividades e os movimentos realizados pelo homem primitivo e cita os sete

movimentos ou padrões motores essenciais à existência dos mesmos, que são: andar, correr,
pular, subir, levantar, pendurar-se e lançar.
As crianças pequenas, enquanto brincam, estão constantemente realizando esses tipos de atividades ou movimentos no decorrer do dia, estão sempre criando.


•Neste ensino de educação física para as crianças sendo esses o jogo que é uma atividade lúdica
prazerosa da qual a criança participa espontaneamente.
•Todo jogo, tem suas  regras que podem ser mudadas de acordo com as necessidades dos participantes.
Lúdico
Quer dizer prazer, alegria, satisfação, espontaneidade, felicidade etc.
•Nas atividades lúdicas, a criança encontra a autoexpressão, a autodescoberta, bem como
experimenta sensações, conhecendo a si mesma e, também, se relacionando com seus colegas, amigos e outros.
Nos jogos atendem não só o aspecto motor da criança, como também pode ser considerado como um
dos melhores meios para o desenvolvimento do aspecto social e também tem regras pré-fixadas.
•Nas brincadeiras não existem regras pré-fixadas, são espontâneas criadas no decorrer da atividade de acordo com a imaginação e as necessidades do grupo.
•As crianças se reúnem e vão brincar de casinha, de escola, de pular corda etc.
Classifica-se alguns em:

Jogos Motores: desenvolvem, segundo suas características (motora):a força, a velocidade
de movimentos, a coordenação neuromuscular, a agilidade (respeito, integração, cooperação, etc.).
Jogos Sensoriais: atuam sobre os sentidos, proporcionando sensações agradáveis, geralmente utilizados com crianças de pouca idade, ou crianças sensorialmente deficientes.
Jogos Psíquicos: subdividem-se em intelectivos e afetivos
Jogos Cooperativos: que tentam evitar o confronto, ou seja, não existem ganhadores e nem
perdedores.

Atividades Rítmicas e Expressivas
•As atividades rítmicas e expressivas englobam:
– os brinquedos ou brincadeiras cantadas; as danças folclóricas; o canto; as danças sociais e
danças circulares; jogos rítmicos e bandinhas rítmicas; dramatizações etc.
Brinquedos Cantados ou Brincadeiras Cantadas, As Brincadeiras de Roda, é muito importante compreender a importância da metodologia e da avaliação na Educação Física na Educação Infantil.
•Bem como saber elaborar e executar programas de ensino para as diversas faixas etárias da Educação Infantil.


Prof.Nezilda Leci Godoy Gonçalves





Nenhum comentário:

Postar um comentário