Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A leitura na educação infantil.



Vamos ver neste artigo a importância da leitura na educação infantil, A técnica da repetição ou reiteração de elementos são segundo Coelho (2002, p.34) “favoráveis para manter a atenção e o interesse desse difícil leitor a ser conquistado”. O leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos) Essa é a fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda encontra-se no início do processo, o papel do adulto como “agente estimulador” é fundamental.

  Os livros adequados nesta fase devem ter uma linguagem simples com começo, meio e fim. As imagens devem predominar sobre o texto. As personagens podem ser humanas, bichos, robôs, objetos, especificando sempre os traços de comportamento, como bom e mau, forte e fraco, feio e bonito.
   Histórias engraçadas, ou que o bem vença o mal atraem muito o leitor nesta fase. Indiferentemente de se utilizarem textos como contos de fadas ou do mundo cotidiano, de acordo com Coelho (ibid, p. 35) “eles devem estimular a imaginação, a inteligência, a afetividade, as emoções, o pensar, o querer, o sentir”.
   A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Em artigos nas postagens mais antigas deste blog já comentei sobre a leitura com os baixinhos, não podemos apenas ler historinhas para as crianças e depois não trabalhar um pouco sobre elas.
   Dei aula uma vez para 1° série do ensino fundamental ao qual eu comecei a história e deixei que a imaginação da criança fosse contada através delas por meio de desenhos e na 3° série eles continuavam a história do jeito que haviam escutados pelos seus pais, tios e até mesmo pelos professores.
   Esta experiência foi bem legal porque as crianças gostaram da aula e pediram para trabalhar com outras histórias.
  Acho que assim podemos contribuir na leitura da criança e incentiva-las a continuar lendo, porque hoje é mais outros recursos que eles procuram e a leitura acaba ficando no esquecimento.
  Já que hoje a tecnologia é quem está em primeiro lugar para as crianças eu gosto de usar os DVDS com filmes ou contos de fabulas, mas não esquecendo da escrita e instigando a criança a comparar a mesma história que assistiu no DVD com os livros.
  Devemos mostrar este mundo magico para as crianças que é a leitura, a qual eles podem inventar, sonhar e mudar o fim de uma história triste.
  Fazer com que eles vivam a história contada através do livro, pode ser feito com peças de teatro porque neta idade eles gostam de interpretar.
  Para os pequeninos que ainda não sabem ler nem escrever usar DVDS com bastante musicas e bem coloridos eles adora e deixam as crianças calmas e também você pode botar o mesmo desenho ou filme varias vezes, nesta fase eles gostam da repetição.
 Tenho um exemplo pra você, minha neta tem 6 meses e adora assistir o Patati e Patatá e pode botar duas ou três vezes ao dia que ela gosta.
Tânia
www.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário