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segunda-feira, 7 de maio de 2012

A MATEMÁTICA E O ENSINO FUNDAMENTAL




         Critérios e premissas: o que deve ser ensinado?
         A equipe responsável pela elaboração do documento de Ciências da Natureza e Matemática defende que:
        (1) é através da formação de conceitos que os principais objetivos do ensino de Ciências e Matemática são alcançados;
         (2) a área pode se beneficiar muito de uma metodologia que inclua a experimentação e a resolução de problemas.
Esta postura entende a importância da inserção dos conceitos das Ciências e da Matemática na realidade dos alunos e a importância da operacionalidade necessária à sua utilização em situações práticas e acadêmicas.
Devemos priorizar a aquisição de conhecimentos fundamentais em cada disciplina, diminuindo a ênfase na memorização de procedimentos buscando a melhoria significativa do aprendizado do aluno, através de uma ordenação lógica.
           Rever os conteúdos, levando sempre em consideração o que o aluno já aprendeu.   
              Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas cujas existências tinham finalidades práticas. Teorias das mais complexas contadas por matemáticos sobrevoaram a mente humana de como a matemática foi criada. Essa ciência difícil e com complexidades pós o conhecimento humano foi criada a partir dos primeiros seres racionais, a milhões de anos dos Homo sapiens. Ela foi criada com o intuito de inventar uma lei sobre todas as quais ela é soberana e determina o possível e o impossível com uma questão de lógica. Essa lógica serviu para os primeiros raciocínios, desde trocas às vendas, de que nossos ancestrais necessitavam.
Na História da Matemática, o ensino tradicional dominou a sala de aula durante séculos, até o surgimento de novas maneiras de ensinar. No início do século XX foram utilizados métodos clássicos que envolvem a repetição de algoritmos (Tradicional), que dominavam as regras da aritmética, da álgebra e da geometria.
           O papel da Matemática no Ensino Fundamental como meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do (a) aluno (a) e para a formação básica de sua cidadania.
           É importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.    
         Falar em formação básica para a cidadania significa falar em inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura, no âmbito da sociedade brasileira (MEC/SEF, 1997, p.29). Ao referir-se à pluralidade das etnias existentes no Brasil, à diversidade e à riqueza do conhecimento matemático que nosso (a) aluno (a) já traz para a sala de aula, enfatiza-se nos PCN's que o ensino da Matemática, a par da valorização da pluralidade sociocultural do (a) educando (a), pode colaborar para a transcendência do seu espaço social e para sua participação ativa na transformação do seu meio.
Estudando a história da matemática vemos que ela teve origem na necessidade de sobrevivência do ser humano, que por milênios traçou sua história como ferramenta para essa sobrevivência. Com o desenvolvimento humano e tecnológico da civilização, essa ferramenta evoluiu e tornou-se tão essencial quanto abstrata, em sua maior parte. Sendo assim a matemática ensinada nos anos iniciais escolares foi se distanciando do seu antigo papel de ferramenta para o desenvolvimento. Segundo Lopes, Viana, Lopes (2007) no princípio dessa história, essa ferramenta era usada diretamente para contar ou verificar uma determinada quantidade ou para verificar a exatidão de um negócio.
O papel da Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico do ser humano. A relação da criança com a matemática se dá de diferentes maneiras e a forma como ela ocorre e de certa forma nós os professores somos responsáveis por esta relação.

Tânia


REFERÊNCIAS


Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: BRASIL, Secretaria de Educação Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
LOPES, Sergio Roberto. Metodologia do ensino da matemática/ Sérgio Roberto Lopes, Ricardo Luiz Viana, Shiderlene Vieira de Almeida Lopes. – Curitiba: IBPEX, 2007.




            

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