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sábado, 12 de maio de 2012

O processo de aquisição do sistema fonológico, da gramática e da consciência lingüística.





A criança de poucos meses emite todos os tipos de sons, inclusive aquele que não pertence a sua língua materna e esse pode trazer dificuldade quando quiser aprender uma língua estrangeira.
Durante seu processo de aquisição do sistema fonológico, ela a criança começa com um inventario mínimo de fonemas e, à medida que se desenvolve, este tem como objetivo a ampliação até completá-lo aos poucos.
A complexidade de qualquer sistema linguístico é capaz de dar a dimensão do intrincado processo de aquisição da linguagem, já que adquirir uma língua implica o domínio dos diferentes aspectos
constitutivos da gramática, tanto aqueles de ordem estrutural como discursiva. Os estudos sobre o desenvolvimento linguístico são unânimes em mostrar que, apesar de toda a complexidade inerente às
gramáticas, a aquisição de um sistema linguístico ocorre com grande rapidez, sem apresentar fenômenos estranhos ao funcionamento das línguas. O que ocorre, portanto, no processo de aquisição da linguagem – a não realização de segmentos, emprego de um segmento por outro, por exemplo – é considerado natural e, no mais das vezes, equivale a fatos que fazem parte das gramáticas de diferentes sistemas.A pertinência de se usarem teorias fonológicas para expressar e explicar o que ocorre no processo de aquisição pode, então, ser arguida pelo fato de a criança, durante seu desenvolvimento linguístico,apresentar sempre uma gramática condizente com aquelas observadas nas línguas naturais – o que as crianças fazem, durante o processo de aquisição, é o que as línguas naturais fazem ou podem fazer. Cabe salientar que não somente a teoria linguística pode beneficiar se de evidências advindas do estudo do desenvolvimento da fonologia no processo de aquisição da linguagem: outras áreas da linguística aplicada, como a referente a patologias da fala, têm, nos dados da aquisição fonológica, material valioso para o discernimento do que é considerado normal e do que é identificado como desvio, além de fundamento para formas de terapia que se mostrem cada vez mais adequadas e mais eficazes. Também o campo da educação beneficia-se dos conhecimentos produzidos pelas pesquisas referentes à aquisição,uma vez que eles têm se mostrado essenciais tanto à compreensão de processos relacionados à aquisição da escrita, como para fornecerem subsídios à construção de novas proposições para o ensino.

Este assunto sobre o processo de aquisição  do sistema fonológico etc... é bem grande e nos mostra muito sobre tal assunto, mas não tem como eu publicar tudo portanto segue abaixo o site deste www.ufpel.edu.br/fae/caduc




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