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domingo, 25 de março de 2012

Na educação infantil...


      

Quais os deveres dos pais? Podemos dizer que é por meio da família que a criança inicia sua socialização e desenvolvimento. Seu papel é garantir os direitos básicos da criança, entre eles, o acesso à educação, à saúde, à cultura, à assistência, proteção e a um ambiente saudável.
Segundo KISHIMOTO (1996), a imagem de infância é reconstituída pelo adulto por meio de um processo duplo: de um lado, ela está relacionada a todo um contexto de valores e aspirações da sociedade, e de outro, depende da própria percepção do adulto, que incorpora memórias de seu tempo de criança.
A educação é importante, mas cada um de nós temos nossos direitos e deveres para que possamos alcançá-los.

Os deveres do professor? Cabe ao professor promover ações que assegurem um ambiente saudável nas creches e pré-escolas, entender a Educação Infantil como espaço de parceria entre escola, família e sociedade e conhecer, garantir e divulgar na sua comunidade os direitos constitucionais da criança.
Vamos recordar a história da educação no Brasil, uma breve retomada da história para que possamos entender de onde surgiu diferentes concepções de estudos e de que conseguimos evoluir bastante.
No decorrer dos séculos, como mostra a história, surgiu diferentes concepções de infância. Primeiramente, a criança era vista como um adulto em miniatura (adulto centro), e seu cuidado e educação eram feitos pela família em especial pela mãe. Ainda existiam instituições alternativas que serviam para cuidado das crianças em situações desfavoráveis ou rejeitadas.
" A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
(LDB 9394/96, art. 29)"




INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?



Gostaria de salientar este assunto sobre a educação especial que nos dias de hoje é muito importante.

Como citação gostaria de relembrar a todos a declaração de Salamanca.

A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (Conferência Mundial de Educação Especial que reuniu delegados de 888 governos e 29 organizações internacionais de 7 a 10 de junho de 1994 em Salamanca, Espanha) legitima estruturas de educação especial, tendo como princípio orientador a consideração de que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras.


Tudo muito bonito,mas não temos profissionais qualificados para tal, e as crianças que tem direito a frequentar uma escola regular acabam ficando fora dela, porque é obrigação da escola acolher estas crianças, mas na verdade não é feito.

Gente é lei.

A resposta legal se colhe do art. 58 da LDB, onde se a define como “modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de 
necessidades especiais”. E segundo a Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, em seu art. 3° , por ela “entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, 
complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns...”. 









Educação Especial

Toda criança é um anjo.