Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Como usar as citações...

  Ao ler uma citação de autores consagrados sobre sua obra sobre educação, não podemos de deixar de rever seus conceitos entre outros, e assim compara-la no que diz a respeito aos nossos conceitos.  Estes mentores da educação nos ajudam muito no que se refere a educação e por isso eu os menciono sempre.Ao fazer um trabalho de conclusão de curso com certeza você vai precisar destes pensadores e seu trabalho será realizado com exito.

Durkheim-citação

Toda educação consite num esforço continuo para impor as crianças maneiras de ver , de sentir e de agir as quais elas não chegariam espontaneamente   [...]Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a comer , beber, dormir em horas regulares; são constrangidos a terem habitos higienicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde obrigamo-las a aprender a pensar nos demais,respeitar usos e conveniencias, forçamo-las ao trabalho etc. (Durkheim, 1984, p.5)                                                            

Educadores que influenciaram a Educação Infantil


* Rousseau
   Nasceu em Genebra (Suíça), iniciando uma nova forma de entender as crianças, que até sua época eram vistas como adultos em miniatura. 

* Pestalozzi
Pestalozzi nasceu em Zurique (Suíça). Acreditava que a educação poderia aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade.

* Fröebel
Viveu na Rússia de 1782 a 1852, sendo destacado como o fundador de Jardins de Infância, enfatizando o amor à natureza e à criança no processo educacional.


* Decroly
Decroly, educador belga, ressaltou que a criança deve solucionar os problemas e viver os momentos de existência infantil plenamente: esse é o destaque que colocou na educação infantil, compreendendo as condições do desenvolvimento infantil e não a preparação para a vida adulta, como era o pensamento educacional em vigor, na sua época.

* Montessori
Montessori, educadora italiana, estudou medicina, tendo-se doutorado nesta ciência pela Universidade de Roma, dedicou-se, a partir dos 25 anos, às crianças anormais na clínica daquela Universidade.

* Wallon (1879-1962)
Médico francês desenvolveu vários estudos na área da neurologia. Wallon propôs o estudo do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligencia.

* Freinet (1896 – 1966)
Este importante educador, cujo nome completo era Celestin Freinet, nasceu na França, onde viveu toda a sua vida. Preocupou-se com a modernização da educação e em como melhorar as técnicas a ela aplicadas, para que se relacionasse com a vida, tendo suas idéias penetrado em todo o mundo.



* Vygotsky (1986-1934)
Estudioso russo na área de história, literatura, filosofia e psicologia. Vygotsky dedicou-se à docência de 1920 a 1934, auxiliando na constituição de novos laboratórios de investigação, contribuindo para a criação e a organização de instituições de atenção às crianças portadoras de necessidades especiais e também escrevendo cerca de 200 trabalhos científicos.

* Piaget (1896 – 1980)
Esse educador nasceu na Suíça, realizou profundas pesquisas no desenvolvimento da criança, tendo escrito mais de 50 livros e monografias, além de centenas de artigos.

Os estudos desses teóricos possibilitaram uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, embora nem sempre concordantes em todos os aspectos.

São pensadores que muito podem ajudar você com seu trabalho acadêmico da educação infantil. 




Rede SACI
09/08/2007